Curiosidades de Halloween

As origens do "Halloween" vêm das antigas tribos Celtas que viviam na Irlanda e na Escócia. Para os Celtas, o dia 1 de Novembro marcava o início do Ano Novo e a chegada do Inverno. Na passagem do Ano Novo eles celebravam o festival de "Samhain", o Lorde da Morte.Nesta comemoração os Celtas acreditavam que as almas dos seus entes queridos mortos, vagavam por todo o ambiente, incluindo também os fantasmas e as bruxas. A fim de espantar os espíritos considerados maus, eles usavam máscaras, faziam pequenas fogueiras e esculpiam o nabo (naquela época utilizavam o nabo no lugar da abóbora) colocando no mesmo uma chama.Quando os Romanos conquistaram os Celtas, assimilaram o festival de Samhain, adaptaram a sua cultura e, de entre diversas mudanças, uma em especial foi a de passarem a beber cidra neste dia.Em 835 o Papa Gregório IV transformou a celebração de Samhain na comemoração do dia de todos os Mártires e, mais tarde, no dia de Todos os Santos, que naquela época era comemorada no dia 13 de Maio, passando para 1º de Novembro.A noite anterior, 31 de Outubro, ficou então conhecida como "All Hallow´s Even" ou "holy evening", tendo a palavra evoluído para "Halloween" (Hallow=Santificar)No dia 2 de Novembro a Igreja celebrava o Dia de Todos os Santos com o propósito de lembrar os mortos, orando pelos mesmos a fim de ajudá-los no caso de estarem cumprindo alguma expiação no purgatório. Muitos destes costumes são agora associados ao "Halloween", como por exemplo, o costume de ir de porta em porta pedindo doces (comida), que era praticado na Irlanda centenas de anos atrás. Para os que davam comida, a promessa de prosperidade era oferecida, e para os que não davam nada a má sorte iria persegui-los.Em 1800 um grupo de emigrantes Irlandeses que foram para os Estados Unidos, levaram com eles o tradicional "doces ou travessuras" do Inglês "trick-or-treating" e também o hábito de esculpir a abóbora, que originalmente era esculpido em um nabo, mas quando os Irlandeses descobriram a abóbora passaram a usá-la por ser melhor.

O uso da abóbora iluminada, chamada "Jack o' Lantern" (Jack da Lanterna), no dia do Halloween surgiu com os irlandeses, que são um povo religioso, mas muito supersticioso.
Diz a lenda que, depois da sua morte, um homem chamado Jack foi proibido de entrar no Paraíso porque em vida era muito avarento. Mas as portas do Inferno também lhe foram fechadas porque ele enganou o Diabo!
Sem ter para onde ir, foi condenado a andar na escuridão.Por isso implorou ao demónio que acendesse umas brasas para iluminar o seu caminho e, dessa forma, foi-lhe entregue um pedaço de carvão incandescente.
Para ver o caminho, Jack colocou o carvão dentro de um buraco de nabo.
De início, usava-se o nabo, mas quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, encontraram pouquíssimos nabos no campo, mas como havia abóboras em abundância, fizeram a substituição.
Quando esta tradição chegou aos Estados Unidos e ao Canadá (com os irlandeses, claro) foi logo acrescentada aos festejos do Halloween / Dia de Todos os Santos / Dia de Finados!
Informação recolhida no Navegar, Jornal Online

Dia de S. Martinho

Era Outono!
Era uma tarde de Outono!
Mas era Inverno que fazia!
Martinho, soldado romano
Cavalgava…
E o seu dever cumpria!
Rubra capa o protegia,
De tão grande temporal!
Eis que seu olhar vislumbra
Alguém que gemendo… sofria!
Sua alma generosa
Encheu-se de compaixão!
Parou! Olhou!
E… lentamente observou!
Martinho ouviu
Com comoção,
Pedidos de auxílio,
De súplica,
Daquele mendigo,
Ali estendido…
No chão, húmido e gélido!
Todo molhado!
Tão mísero!
Tão sofrido!
Martinho,
Sem hesitar,
Em sua espada pegou
E… num repente
Em duas, a sua capa cortou!!!
De sorriso nos lábios,
Na mãos do pobre deixou
De sua capa a metade
A outra… p’ra si ficou!!!
E eis que se deu o milagre!!!
As nuvens que até aí
Poderosas, no céu reinavam,
Espantadas de tanta bondade
Se afastaram!
Afastaram-se para o sol ver
Aquele gesto generoso
Daquele nobre soldado.
O sol também gostou…
Também gostou, do que viu
E abrindo seus braços dourados
O rei dos astros sorriu!

Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial